Pré I e II

Ao iniciar sua vida escolar, a criança passa a construir conhecimentos sobre procedimentos e atitudes relacionados ao dia-a-dia na escola. Mesmo na Educação Infantil, ela pode – e deve – aprender a participar de trabalhos em grupos, respeitarem a opinião dos colegas, organizarem seu material, trabalhar com tempo predeterminado etc. assim, ela estará aprendendo a atuar como estudante.

Acolher, cuidar e educar de forma lúdica e significativa, considerando tanto as necessidades individuais quanto as diferentes fases e níveis de aprendizagem;

Crianças na faixa etária de 4 anos, começam a desenvolver os aspectos básicos de responsabilidade e de independência, preparando a criança para o próximo estágio da infância e os anos iniciais de escola. As crianças desta faixa etária são altamente ativas em geral, constantemente explorando o mundo à sua volta. As crianças passam também a aprender que na sociedade existem coisas que eles podem ou não fazer.

Nesta faixa etária, a criança já compreende melhor o mundo à sua volta , tornando-se gradualmente menos egocêntrica e melhor compreendendo que suas ações podem afetar as pessoas à sua volta. Também passam a compreender que outras pessoas também possuem seus próprios sentimentos. Assim sendo, as crianças gradualmente aprendem sobre a existência de padrões de comportamentos, ações que podem ou devem ser feitas, e ações que não devem ser feitas. Os pais da criança são os principais modelos da criança nesta faixa etária. Geralmente determinam se uma dada ação da criança foi boa ou má, muitas vezes recompensando a criança pelas suas boas ações e castigando a criança pelas suas más ações.

O desenvolvimento de uma criança não ocorre de forma linear. As mudanças ocorrem de forma gradual e estão relacionadas a fatores biológicos como também proporcionadas pelos ambientes familiar e escolar – fatores externos.

Durante a sua trajetória de vida, a criança experimenta avanços e retrocessos, vivenciados no seu desenvolvimento, de forma particular, adquirindo autonomia.

Faz-se necessário acompanhar a construção da sua personalidade, sempre respeitando que, em cada idade, apresenta um jeito próprio de se manifestar. Tentar antecipar as etapas ou não estimular a criança no seu desenvolvimento pode gerar conflitos na vida adulta.

Portanto, é preciso conhecer e respeitar as etapas do desenvolvimento da criança



Objetivo geral Pré I

Ampliar a coordenação viso-motora, na busca do desenvolvimento integral da criança;

Vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos;

Reconhecer, ler e escrever vogais encontros vocálicos e o alfabeto;

Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita;

Capacitar o aluno para que fique apto ao processo de alfabetização no Pré II;

Iniciação as famílias silábicas;

Identificar números, cores, formas geométricas, medidas, etc;

Desenvolver raciocínio lógico-matemático;

Desenvolver o processo de adição;

Relações temporais;

Sequência lógica;

Coordenação visomotora;



Objetivo geral Pré II

- Desenvolver da expressão oral;

- Reconhecer seu nome, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;

- Familiarizar-se com a escrita por meio de manuseio de livros, revistas, rótulos e outros portadores de texto;

- Vivenciar diversas situações nas quais se faça necessário o uso da escrita;

- Identificar, ler e escrever alfabeto;

- Identificar as famílias silábicas;

- Formar palavras simples;

- Treinar a escrita;

- Desenvolver os conceitos matemáticos, para que possam reconhecer, identificar e executar as atividades propostas;v

- Identificar figuras geométricas;

- Desenvolver aprendizagem dos números (adição, subtração);

- Desenvolver raciocínio lógico-matemático;

- Ampliar os conceitos matemáticos;

- Realizar as atividades propostas com interesse, atenção, entendimento e compreensão;

- Formas geométricas.

- Orgãos do sentido;

- Identificação pessoal;

- Relação temporais e espaciais.


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